Radar nº 13 – Maio de 2011
As tecnologias da informação e da comunicação (TICs) causaram uma profunda revolução no modo de vida das pessoas nas últimas décadas. Este impacto pode ser observado nas mais variadas facetas da atividade humana: produção, consumo, comunicação, entre outras. Uma das áreas que não poderia deixar de ser afetada é a da educação e capacitação. O objetivo deste texto é traçar um panorama do uso de educação a distância (EAD) – modalidade on-line –, verificando os fatores que ajudam a diferenciar os usuários dos não usuários desta modalidade, a partir de dados das pesquisas sobre uso das TICs no Brasil, do Comitê Gestor de Internet (CGI). Em outras palavras, o foco do estudo é na demanda por cursos on-line.
Nos últimos anos, o Ipea tem desenvolvido uma série de estudos sobre as TICs, inicialmente voltados para a infraestrutura de telecomunicações e equipamentos de rede. O escopo destas pesquisas está sendo ampliado, procurando contemplar também as questões relacionadas ao uso da banda larga, ou seja, serviços, aplicativos e conteúdo. É nesse contexto que o presente estudo se enquadra.
Autores: Luis Claudio Kubota, Vera Lucia Demoliner e Calebe de Oliveira Figueiredo